Sobre ensaios fotográficos: Sendo Modelo

Foto: Gabi Grativol Quem me acompanha nas redes sociais vê que de vez em quando eu arrisco posar para algumas fotos, não é nada muito...


Foto: Gabi Grativol

Quem me acompanha nas redes sociais vê que de vez em quando eu arrisco posar para algumas fotos, não é nada muito sério, apenas hobby, mas como eu sempre recebo perguntas sobre o assunto resolvi compartilhar o pouco que eu sei.

Grande parte dos ensaios que eu faço é por permuta, "mas Jaque, o que é isso?", nada mais é que prestar um serviço em troca de outro sem que isso envolva valores monetários, ou seja, dinheiro. Então eu presto meus serviços de modelo e em troca o/a fotógrafo(a) presta seus serviços sem nenhum valor. Isso pode envolver maquiadores, produtores e outros profissionais interessados, e é um bom negócio pra quem está começando na área e quer um material legal sem gastar fortunas.

Encontrado em justimagine-ddoc.com

"Mas Jaque, não quero ficar trabalhando de graça", bom gente, o negócio é ter paciência. Se você nunca modelou, não tem experiência nem material para apresentar pra um provável cliente, é bem difícil que você consiga algum job. Pode rolar? Claro que pode, mas será bem mais difícil.

Minha dica é que você dê um passo de cada vez, os ensaios por permuta servem também para que você adquira experiência perante as câmeras e não faça feio na frente de um cliente de verdade.


Encontrado em photodoto.com


Existem muitas formas de conseguir um ensaio/ trabalho com fotos, seja ele por permuta ou não. Hoje em dia as redes sociais são uma ótima ferramenta para facilitar o network entre fotógrafos, modelos, maquiadores e produtores. Existem muitos grupos no Facebook, por exemplo, voltados somente para isso. É só observar se você se encaixa no perfil solicitado e entrar em contato com o profissional interessado.

ATENÇÃO: Na internet (e na vida) existem pessoas com boas e más intenções, por isso pense 10x antes de aceitar participar de qualquer ensaio.

É importante analisar os seguintes pontos antes de aceitar qualquer proposta:
Conhecer o fotógrafo: Se você não conhece o profissional que vai fotografar pesquise muito sobre ele e seus trabalhos. Caso tenha amigos em comum não se sinta acanhada(o) em perguntar sobre o profissional e como ele trabalha, caso saiba de algo suspeito, recuse.

Não vá sozinha(o) ao primeiro ensaio: Você não conhece o profissional mas já buscou referências sobre o ele e decidiu que vai fazer o ensaio, ok, mas não vá sozinha (o), principalmente se o ensaio for em algum local desconhecido ou estúdio próprio. De preferência chame algum amigo ou pessoa próxima, evite levar o/a namorado (a) ou os pais (exceto se for menor de idade), pois isso pode te deixar mais envergonhada(o) na hora de fazer as fotos.

Conheça o trabalho dele: Procure o portfólio e referências de outros modelos fotografados por ele, acima de tudo, o estilo de fotografia dele deve ter a ver com o que você procura, isso evita desentendimentos na hora do ensaio.

Encontrado em pouted.com

Roupas, maquiagem, cabelo, local, horário, duração e valores (quando houver), tudo isso deve ser acertado com antecedência, principalmente se for necessário que você leve suas próprias roupas e maquiagem. Saber toda a programação do ensaio te deixará preparada(o) e evitará possíveis surpresas e imprevistos.

Encontrado em buzzfeed.com
 
O ensaio em estúdio é bem tranquilo, pois o local já tem estrutura preparada exclusivamente para se fazer as fotos. Já os ensaios em ambientes externos são um pouco mais complicados e exigem um pouco mais de preparo dos profissionais envolvidos, principalmente da(o) modelo.

Tenha em mente que nestes ensaios podem não haver locais para trocar de roupa, deixar seus pertences, espelho para se maquiar, etc. Então esteja preparada(o) para andar muito, trocar de roupa em lugares improváveis, posar em lugares difíceis e estranhos, lidar com os olhares (e opiniões) de quem passa no local e improvisar muito!

Encontrado em bloglovin.com

Primeiro de tudo, não se atrase. A primeira impressão é a que fica e a impressão que este profissional tiver pode ajudar (ou impedir) que você consiga novos trabalhos.

Durante as fotos mantenha a calma, não faça poses e expressões muito forçadas, deixe o fotografo/produtor te dirigir e depois que se sentir mais segura(o) arrisque suas próprias poses.

Mantenha o foco do ensaio, se for um ensaio mais fashion, por exemplo, evite fazer poses muito informais ou que saiam da proposta dele.

Encontrado em justimagine-ddoc.com

Durante o ensaio grande parte dos(as) fotógrafos(as) já mostram uma prévia pra você, direto da câmera mesmo, e depois que tudo termina te dão um prazo para a entrega das fotos. Por isso não fique enchendo a caixa de mensagens dele/dela cobrando as fotos e os prazos (exceto se já tiver excedido o limite do combinado), pois muitos deles tem mais de uma profissão e têm apenas os fins de semana para editar e desenvolver os trabalhos.

Bônus! Algumas fotos de ensaios que já fiz:





Quem quiser acompanhar meus ensaios é só me seguir no Instagram @j.aqueline

Bom é isso, o post ficou bem grande mas eu tentei deixar o menor possível. Se esqueci de alguma coisa me falem aqui nos comentários que eu complemento.

Lembrando que eu NÃO SOU PROFISSIONAL e o que eu coloquei aqui são experiências minhas que eu acho que podem ajudar quem está começando.

Espero que tenham gostado! Um beijo e até semana que vem!

Me acompanhem nas redes sociais: 
Follow my blog with Bloglovin



Tem mais aqui!

18 comentários

  1. Gostei das fotos, ficaram lindas e as dicas são ótimas.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas, tenho certeza que vai ajudar muitas meninas!
    Amei suas fotos, lindas <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  3. amei o post e que fotos lindas *-*

    http://www.nataliloure.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Jaque, tu é linda, super fotogênica!
    As dicas são ótimas, vai ajudar quem tá querendo se envolver com ensaios bacanas!
    Já te sigo no Insta e acompanho tuas fotos lindas por lá! ^^

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona! Que bom que gostou! *-*
      Tô te seguindo também o/

      Beijão

      Excluir
  5. Ótimas dicas e as fotos ficaram lindaaas!! Você é linda!!
    Beeijos

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas,estava até querendo tirar unas fotos hj :D

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Tirar fotos sempre é ótimo! o/

      Beijos

      Excluir
  7. o único ensaio que fiz na vida foi com a Ka ( do coffee, rock and beer) lá no beco do Batman e cara, foi muito legal. Foi bem divertido, porque a sintonia era boa! quem sabe um dia não arrisco mais.
    Vamo marca um role em sampa menina?
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cí, vocês arrasaram muito naquele ensaio! Ficou realmente muito muito bom!
      Essa coisa da sintonia é muito importante, quando não há acaba transparecendo nas fotos, né? E você tem que fazer mais sim, COM CERTEZA!

      E vamos marcar esse rolêee o/ hahaha

      Beeeijo!

      Excluir
  8. Eu acho que é interessante para os dois lados..
    Ambos não possuem experiências e um ajuda o outro =D

    Suas dicas são super válidas ^^
    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, por isso fazer por permuta é muito interessante!
      Que bom que gostou o/

      Beijão!

      Excluir
  9. Ahhhhhhhhh, sua linda! Você é maravilhosa como modelo, adorei o post com as dicas. Inclusive, se quiser ser minha modelo qualquer dia, fica aqui o meu convite, HAHAHAHA <3
    Beijos.

    ResponderExcluir

Flickr Images